Artigos

HOME > ARTIGOS > Perguntas Frequentes > Perguntas Frequentes – FAQ – EPCAr

Perguntas Frequentes – FAQ – EPCAr

1 – A quem se destina o Exame de Admissão?

Exame de Admissão destina-se a selecionar brasileiros, do sexo masculino, que atendam às condições e às normas estabelecidas nestas Instruções, para ingresso no efetivo da Aeronáutica como Aluno da EPCAR, de acordo com as necessidades do COMAER.

2 – Quantas vagas estão disponíveis para o CPCAR 2012?

Neste Exame de Admissão, os candidatos concorrem a 215 (duzentas e quinze) vagas fixadas nestas Instruções e àquelas que porventura vierem a surgir, durante o prazo de validade do Exame.

3 – Como é o regime escolar, assistência e remuneração?

Durante o curso, o aluno estará sujeito ao regime escolar da EPCAR e fará jus à remuneração fixada em lei, de acordo com a sua graduação. Ao Aluno da EPCAR é também assegurada alimentação, alojamento, fardamento, assistência médico-hospitalar e dentária.

4 – O que é o Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR)?

O CPCAR é realizado na EPCAR, em Barbacena/MG, tem duração de 3 anos e é equivalente ao Ensino Médio regular do Sistema Nacional de Ensino. O curso abrange instruções nos campos Geral e Militar e é ministrado sob o regime de internato.

5 – Como me tornarei aviador militar?

A conclusão do CPCAR, com aproveitamento, ao final do terceiro ano, possibilita ao Aluno concorrer à seleção destinada ao ingresso no Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAV) da Academia da Força Aérea (AFA).

6 – Quais são as disciplinas da instrução ministrada no campo Geral do CPCAR?

As disciplinas da instrução ministrada no campo Geral são as mesmas dos cursos do Ensino Médio no País, conforme orientações emanadas do Ministério da Educação para o referido nível de ensino em sua Lei 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação).

7 – Qual é o limite de idade para me inscrever no concurso?

Não ter menos de 14 (catorze) nem completar 19 (dezenove) anos de idade até 31 de dezembro de 2012 (ano da matrícula) – ter nascido entre 1º de janeiro de 1994 e 31 de dezembro de 1998.

8 – Qual é o objetivo da instrução ministrada no campo Militar?

Fazer o aluno conhecer e adaptar-se à vida castrense, valorizando a carreira militar e estimulando a motivação aos ideais da Força Aérea Brasileira, educando para atitudes compatíveis à condição de Aluno da EPCAR.

9 – Qual é a escolaridade exigida para o concurso?

Ter concluído ou estar em condições de concluir, com aproveitamento, o Ensino Fundamental do Sistema Nacional de Ensino. O aluno deve estar apto a ser matriculado na 1ª série (ou 1º ano) do Ensino Médio do citado sistema.

10 – Qual é a situação militar do Aluno da EPCAR?

O candidato, no momento da matrícula, mediante ato do Comandante da EPCAR, passa à situação de Aluno da EPCAR (Praça Especial, conforme a Lei nº 6.880, de 9 de dezembro de 1980 – Estatuto dos Militares), a ser mantida durante o Curso Preparatório.

11 – Situação do Aluno após a conclusão do CPCAR.

A conclusão do CPCAR, com aproveitamento, ao final do terceiro ano, possibilita ao aluno concorrer à seleção destinada ao ingresso no Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAV) da Academia da Força Aérea (AFA).

blog comments powered by Disqus

Últimas novidades

A Marinha Mercante A Marinha Mercante tem contribuído de forma marcante para o progresso da humani

A necessidade de preparar jovens para a Marinha, antes mesmo do ingresso na Escola Naval, data do se

Rotina O dia começa às 06:00 horas, com o toque da alvorada. As aulas são ministradas das 07:15

1 - A quem se destina o Exame de Admissão? Exame de Admissão destina-se a selecionar brasileiros,

1) Qual a duração dos cursos ministrados pela AFA? CFOAV/CFOINT/CFOINF - quatro anos. Obs: todos

O Projeto Futuro Militar tem como apoiador o Sistema Elite de Ensino - Rio de Janeiro, que contri

Visite nossos outros projetos: