Artigos

HOME > ARTIGOS > Artigos > A vida no Colégio Naval

A vida no Colégio Naval

Rotina

O dia começa às 06:00 horas, com o toque da alvorada. As aulas são ministradas das 07:15 às 12:15. Às 13:30, é realizada a parada escolar, na qual são verificados o apuro dos uniformes e o asseio pessoal dos Alunos.

Após a parada, os Alunos realizam atividades inerentes à Formação Militar Naval, fazem a educação física e treinam nas seguintes equipes esportivas: vela, remo, canoagem, natação, atletismo, voleibol, basquete, futebol, judô, esgrima, tiro e triatlo.

Depois do jantar, os Alunos voltam à sala de aula e estudam das 19:30 às 21:10. Às 22:00, termina o dia com o toque de silêncio.

Alojamento

Aviso de instrução

Barbearia

Parada EscolarRanchoLanchonete

Cerimônias

Abertura do Ano Letivo

A Cerimônia de Abertura do Ano Letivo é um marco na vida acadêmica e pessoal do Aluno do Colégio Naval. Envolvida em um misto de ansiedade e expectativa vêm sempre coroada com a presença de uma autoridade a qual profere a Aula Inaugural aos alunos dos três anos abordando um tema enriquecedor para a carreira-naval e vida dos futuros aspirantes da Escola Naval.

Batalha Naval do Riachuelo

Em 11 de junho de 1865,durante a Guerra do Paraguai, a Força Naval brasileira travou e foi vitoriosa na Batalha Naval do Riachuelo ocorrida no Rio Paraná. Motivo de orgulho por toda a Marinha o acontecimento é lembrado em todas as ogarnizações militares da Marinha do Brasil e no Colégio Naval é lembrado com uma cerimônia onde se enaltece a fibra e o espírito daqueles marinheiros que lutaram naquela batalha.

7 de Setembro

O dia 07 de Setembro é festejado pelos Alunos do Colégio Naval com um desfile Cívico-Militar na Cidade de Angra dos Reis. O desfile do Corpo de Alunos com a Guarda-Bandeira á frente é um dos momentos mais aguardados pelos cidadãos angrenses que se enchem de alegria e satisfação.

Encerramento do Ano Letivo

O Encerramento do Ano Letivo conclui o ciclo de atividades dos Alunos tendo como um dos principais eventos a Passagem da Cana-do-Leme , na qual os Alunos do Terceiro-Ano despedem-se de suas atividades à frente do Corpo de Alunos entregando aos Alunos do Segundo-Ano a responsabilidade e o privilégio de bem conduzir os demais Alunos.O ponto alto das atividades é a Cerimônia de Formatura do Terceiro Ano que conta com a presença de diversas autoridades civis e militares e a especial participação dos familiares dos Alunos. A certeza de terem bem cumprido sua fase no Colégio Naval e o entusiasmo com a proximidade de serem declarados Aspirantes da Escola Naval enche de vibração e orgulho os Alunos.

Embarcações

As embarcações de instrução “Voga Picada”, “Rosca Fina” e “Leva Arriba” constituem as três embarcações exclusivas para ensinar os primeiros conhecimentos das peculiaridades do mar, desenvolver o sentimento marinheiro e motivar os alunos para carreira de Oficial da Marinha, complementando em equipamento real as instruções recebidas em sala de aula.

Competições

Atletismo

A equipe de atletismo do Colégio Naval disputa várias competições nas modalidades de corridas, arremessos, lançamentos e saltos. Na modalidade corridas, a equipe do Colégio Naval participa de competições nas provas de 100 m, 200m, 400m, 800m, 1.500m, 3.000m e nos revezamentos 4 x 100m e 4 x 400m. Na modalidade arremessos e lançamentos o Colégio Naval participa da provas de lançamentos do disco e do dardo, além da prova de arremesso de peso. Na modalidade saltos, o Colégio Naval participa nas provas de salto em altura e salto em distância. As principais competições em que o Colégio Naval participa são: a MERCNAV (competição esportiva entre o Colégio Naval e a Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante), o Troféu Amizade (disputado entre o Colégio Naval e o Colégio Militar do Rio de Janeiro), a EN x CN (competição esportiva entre a Escola Naval e o Colégio Naval) e a NAE (competição esportiva entre o Colégio Naval e as Escolas Preparatórias).

Disputas

Os Alunos ao ingressarem no Colégio Naval são selecionados para integrarem as Equipes Representativas nas modalidades de Judô, Futebol, Natação, Esgrima, Tiro, Voleibol, Basquetebol, Triatlo Militar e Atletismo. As Equipes Representativas do Colégio Naval se fazem presentes nas tradicionais competições entre a Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante e o Colégio Naval, a MERCNAV e entre a Escola Naval e o Colégio Naval, a EN x CN. Além de diversos campeonatos gerenciados pelas Federações e Ligas Esportivas que servem de laboratório para a nossa principal competição, a “NAE”, onde as três Escolas Militares, quais sejam o Colégio Naval, a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAr) e a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), destacando-se como principal vitória o congraçamento e o estreitamento dos laços de amizade entre os alunos das três Forças Armadas.

Regata

A Regata do Colégio Naval, maior evento náutico do litoral Sul Fluminense, movimenta, anualmente, cerca de 200 embarcações e mais de 500 atletas, envolvendo as modalidades de Vela, Remo Escaler e Canoagem Oceânica. Realizada tradicionalmente durante as comemorações do Aniversário do CN, as provas reúnem, na Baía da Ilha Grande, Veleiros Oceânicos, Monotipos classe Laser, Escaleres a Remo e a Vela, Caiaques e Canoas Canadenses, tornando, a festa de esportes tipicamente marinheiros, uma oportunidade dos Alunos estreitarem seus laços com o meio marítimo e aproximar a sociedade de Angra dos Reis das mais belas tradições navais da nossa Marinha.

Fonte: https://www.mar.mil.br/cn/

blog comments powered by Disqus

Últimas novidades

A Marinha Mercante A Marinha Mercante tem contribuído de forma marcante para o progresso da humani

A necessidade de preparar jovens para a Marinha, antes mesmo do ingresso na Escola Naval, data do se

Rotina O dia começa às 06:00 horas, com o toque da alvorada. As aulas são ministradas das 07:15

1 - A quem se destina o Exame de Admissão? Exame de Admissão destina-se a selecionar brasileiros,

1) Qual a duração dos cursos ministrados pela AFA? CFOAV/CFOINT/CFOINF - quatro anos. Obs: todos

O Projeto Futuro Militar tem como apoiador o Sistema Elite de Ensino - Rio de Janeiro, que contri

Visite nossos outros projetos: